terça-feira, 24 de julho de 2018

Lista de nomes de Anjos e Anjos Caídos



Esta é uma pequena lista de nomes angelicais para servirem de inspiração para os jogadores.

Anjos

Abasdarhon - anjo da quinta hora da noite.
Abraxos - antigo nome atribuído a um anjo.
Adnachiel - anjo que governa de Novembro.
Adonael - um arcanjo.
Adonai - um dos sete anjos da presença, ou elohim; criador.
Aeshma - persa arcanjo.
Af - anjo de luz.
Agla - anjo que salvou Ló e sua família.
Akriel - anjo que ajuda as pessoas com infertilidade.
Amitiel - anjo de verdade.
Amriel - anjo do mês de maio.
Anael - anjo que influenciam a paixão, amor e sexualidade.
Anapiel - anjo cujo nome significa "ramo de Deus".
Anahel - anjo que governa o terceiro céu.
Anpiel - anjo que protege as aves.
Ansiel - nome de um anjo conhecido como "o Limitador".
Arael - variação de Uriel; príncipe sobre o povo.
Araqiel - anjo com domínio sobre a terra.
Araton - um dos sete anjos decisão sobre as províncias do céu.
Ariel - "leão de Deus;" anjo de proteção.
Armisael - anjo do útero.
Asariel - "a quem Deus uniu," regras da lua.
Asroilu - anjo da guarda do sétimo céu.
Astanphaeus - um dos sete anjos da presença; guardião terceiro portão.
Asteraoth - nome de um anjo que impede o poder.
Atrugiel - grande príncipe do sétimo céu.
Ayil - anjo do Sagitário signo do zodíaco.
Azbogah - nome do anjo de alto escalão do julgamento.
Azrael - arcanjo da morte.
Azriel - nome para o anjo da destruição.

Balthioul - anjo com o poder de impedir a angústia.
Baradiel - anjo de granizo.
Barakiel - anjo de luz.
Barrattiel - anjo de apoio.
Barbiel - anjo de outubro.
Bariel - anjo decisão da décima primeira hora do dia.
Barman - anjo da inteligência.
Barquiel - anjo decisão da sétima hora do dia.
Baruchiel - anjo com poder sobre a contenda.
Bath Kol - anjo do sexo feminino das profecias divinas.
Bazazath - arcanjo do segundo céu.
Bethor - um dos sete anjos governante da província do céu.
Briathos - nome de um anjo que frustra os demônios.

Cahethal - serafins anjo sobre a agricultura.
Camael - nome anjo que significa "aquele que vê Deus;" anjo-chefe dos poderes.
Cassiel - Anjo de Saturno.
Cerviel - governante anjo dos principados.
Chamuel - arcanjo cujo nome significa "aquele que busca a Deus."
Chayyliel - anjo cujo nome significa "exército," um anjo poderoso.
Cochabiel - anjo príncipe que está diante de Deus.

Dabriel - anjo do céu primeiro que rege sobre segunda-feira.
Dagiel - anjo que tem domínio sobre os peixes.
Dalquiel - anjo príncipe do terceiro céu.
Damabiath - anjo da construção naval.
Dardariel - anjo decisão de última hora.
Diniel - anjo que protege os bebés.
Domiel - anjo que guarda o salão sexto do sétimo céu.
Dubbiel - anjo da guarda da Pérsia; nome significa "urso-Deus".
Duma - anjo príncipe dos sonhos.
Dumah - anjo do silêncio.

Eae - anjo que frustra os demônios.
Eiael - anjo com domínio sobre as ciências ocultas.
Elyon - ministrando anjo que trouxe a praga de granizo sobre o Egito.
Emmanuel - anjo cujo nome significa "Deus conosco".
Erathaol - um dos sete anjos archon grande.
Eremiel - grande anjo que preside o Abismo e Hades.

Gabriel - ". Herói homem ou de Deus" arcanjo cujo nome significa
Gadriel - anjo que governa o quinto céu.
Galgaliel - príncipe anjo do sol, como Raphael.
Galizur - grande anjo que governa o segundo céu.
Gamaliel - anjo que leva os eleitos ao céu.
Gazardiel - anjo que supervisiona o leste.
Geburatiel - anjo príncipe que guarda o sétimo céu.
Guriel - anjo do signo de Leo.
Gzrel - anjo que qualquer decreto revoga o mal contra o outro no céu.

Hadraniel - anjo que está no segundo portão no céu; "majestade de Deus."
Hadriel - anjo da guarda das portas do vento leste.
Hagith - um dos sete anjos dirigentes das províncias do céu.
Halaliel - arcanjo conhecido como "o senhor do karma".
Hamaliel - anjo que governa a ordem das virtudes.
Hamon - um grande, honrado, anjo belo príncipe no céu.
Haniel - um arcanjo que guarda a árvore da vida.
Harahel - anjo que supervisiona bibliotecas.
Hasdiel - anjo da benevolance.
Hasmal - fogo falando anjo do trono de Deus.
Hayliel - anjo príncipe no sétimo céu.
Haziel - anjo cujo nome significa "visão de Deus."
Hemã - líder anjo do coro celestial, cujo nome significa "confiança".
Hermesiel - anjo que leva um dos coros celestiais.
Hofniel - anjo decisão do bene elohim; nome significa "lutador de Deus".

Iaoel - um anjo do senhor, anjo de visões.
Iaoth - arcanjo que tem poder para impedir os demônios.
Leo - um anjo que frustra os demônios.
Iofiel - ". Beleza de Deus" arcanjo cujo nome significa
Israfil - anjo islâmica cujo nome significa "aquele que queima."

Jael - querubim que guarda a arca da aliança.
Jahoel - um dos anjos da presença e do chefe dos serafins.
Jaoel - anjo da guarda que mora no sétimo céu.
Jedutum - anjo cujo nome significa "mestre de uivos" ou cantando a Deus.
Jefischa - anjo decisão da quarta hora da noite.
Jehudiel - arcanjo que governa os movimentos das esferas celestes.
Jeremiel - ". Misericórdia de Deus" arcanjo cujo nome significa

Kabshiel - anjo da graça e do favor.
Kafziel - arcanjo que governa o planeta Saturno.
Kakabel - anjo que governa as estrelas e constelações.
Kalaziel - anjo que tem o poder para impedir os demônios da doença.
Karael - anjo que tem o poder para impedir os demônios.
Quemuel - archon anjo e chefe dos serafins.
Kerubiel - anjo príncipe dos querubins.
Kokabiel - príncipe anjo das estrelas.
Kutiel - anjo da água e do uso de hastes de mergulho.

Labbiel - anjo cujo nome foi mudado para Raphael.
Lahabiel - anjo que protege contra os maus espíritos.
Lamechial - anjo que frustra engano.
Lassuarium - anjo que governa a décima hora da noite.
Laylah - anjo que supervisiona e protege o parto.

Machidiel - anjo que rege o signo de Áries e do mês de março.
Marmaroth - anjo que tem poder para impedir o destino.
Mendrion - anjo que governa a sétima hora da noite.
Metatron - um dos maiores arcanjos, perdendo apenas para Deus.
Michael - ". Quem é como Deus" grande arcanjo cujo nome significa
Mihr - anjo da misericórdia divina; anjo que governa de Setembro.
Miniel - anjo invocado para induzir o amor.
Mitatron - um anjo do céu terceiros.
Morael - anjo de espanto que as regras nos meses de agosto-setembro.
Moroni - trouxeram mensagens para Joseph Smith, fundador do mormonismo.
Muriel - anjo que governa os domínios e no mês de junho.

Naaririel - anjo grande príncipe do sétimo céu.
Naaliel - anjo que governa streams em execução; "vale de Deus".
Nanael - anjo que governa as ciências e filosofia.
Narcariel - anjo que governa a oitava hora da noite.
Nasargiel - anjo bom, com uma cabeça de leão que o inferno regras.
Natanael - anjo decisão sobre as coisas ocultas, fogo e vingança.
Naya'il - anjo de testes.
Nelchael - anjo do schemhamphorae.
Nuriel - anjo do poder fascinante e de tempestades de granizo.

Och - um anjo governante das províncias do céu.
Omael - anjo da química e da perpetuação das espécies.
Onoel - nome de um anjo archon ...
Ophaniel - príncipe anjo sobre o Ophanim.
Ophiel - um anjo governante das províncias do céu e da Mercury.
Oriel - anjo decisão da décima hora do dia.
Orifiel - arcanjo sobre tronos, e a segunda hora do dia.
Orphamiel - anjo conhecido como o "dedo grande do Pai".
Osmadiel - anjo decisão da oitava hora do dia.
Ouriel - arcanjo que comanda os demônios.

Pamyel - anjo decisão da nona hora da noite.
Pathiel - anjo cujo nome significa "abertura de Deus."
Peliel - anjo que governa as virtudes.
Peniel - anjo que governa sexta-feira e reside no terceiro céu.
Pesagniyah - anjo que introduz orações de tristeza para o céu.
Phaleg - um dos anjos sete dirigentes das províncias do céu.
Fanuel - arcanjo que é um intérprete de revelações.
Phounebiel - anjo doença frustrar.
Phul um dos sete anjos dirigentes das províncias do céu.
Pravuil - um arcanjo, que mantém todos os registros do céu.
Pronoia - um anjo archon que ajudaram a tornar a humanidade.
Purah - anjo do esquecimento.
Puriel - anjo cujo nome significa "o fogo de Deus," anjo da punição.

Qaspiel - anjo que governa a lua.
Quabriel - anjo governante da hora nona do dia.

Rachiel - Ophanim anjo que governa Venus e da sexualidade governa.
Rachmiel - anjo da misericórdia, cujo nome também significa a mesma coisa.
Radueriel - anjo que pode criar outros anjos e supervisiona arquivos.
Raguel - anjo que vigia o comportamento dos anjos, "amigo de Deus".
Raabe - anjo da morte, destruição, mas também o mar.
Rahatiel - anjo príncipe das constelações; nome significa "a correr".
Rahmiel - anjo da misericórdia e do amor.
Ramiel - anjo que supervisiona visões e almas durante o dia de julgamento.
Rafael - ". Aquele que brilha e cura" grande arcanjo cujo nome significa
Rathanael - anjo do terceiro céu e aquele que impede a demônios.
Raziel - anjo-chefe dos tronos, guardando os segredos do universo.
Remiel - anjo que leva as almas para o julgamento; nome significa "misericórdia de Deus."
Rikbiel - anjo que supervisiona a carruagem divina; chefe de rodas.
Rizoel - anjo com poder para impedir os demônios.
Rogziel - anjo da punição cujo nome significa "a ira de Deus."
Ruman - anjo que toma conta dos atos maus, enquanto no inferno.

Sabaoth - archon anjo da presença.
Sabathiel - anjo ou inteligência que se comunica luz divina.
Sablo - anjo de bondade e proteção.
Sabrael - arcanjo que guarda o primeiro céu.
Sabrathan - anjo decisão da primeira hora da noite.
Sachiel - anjo decisão de Júpiter, cujo nome significa "cobertura de Deus."
Sagnessagiel - anjo que guarda o quarto salão do sétimo céu.
Sahaqiel - anjo príncipe do quarto céu.
Salatiel - anjo resgate de Adão e Eva.
Samkiel - anjo da destruição e purificador de almas do sheol.
Samuel - fruling anjo da primeira hora do dia.
Sandalfon - anjo gigante, cujo nome significa "co-irmão" (de Metratron).
Saniel - anjo decisão da sexta hora do dia.
Sarakiel - anjo que governa os anjos.
Sarandiel - anjo decisão da décima segunda hora da noite.
Satqiel - anjo príncipe do quinto céu.
Seraphiel - anjo-chefe dos anjos serafins.
Shamsiel - anjo cujo nome significa "luz do dia."
Shepherd - anjo do arrependimento.
Shoftiel - anjo cujo nome significa "o juiz de Deus."
Sidqiel - anjo príncipe dos Ophanim; governante de Vênus.
Sidriel - anjo príncipe do primeiro céu.
Simiel - arcanjo.
Sizouze - anjo da oração.
Sophia - anjo cujo nome significa "sabedoria".
Soqedhozi - anjo que pesa os méritos da dos homens perante Deus.
Sorath - anjo que é o espírito do sol.
Sorush - anjo que castiga as almas no dia do julgamento.
Soterasiel - anjo cujo nome significa "que agita o fogo de Deus."
Sraosha - anjo que define o mundo em movimento.
Suriel - ". Mandamento de Deus" anjo da cura cujo nome significa

Tagas - que regem anjo de anjos cantando.
Tartys - anjo decisão da segunda hora da noite.
Tatrasiel - príncipe angelical grande.
Temeluch - anjo guardião que protege recém-nascidos e crianças.
Temperança - anjo do elixir da vida.
Theliel - anjo príncipe do amor.
Tubiel - anjo do verão.
Tzadkiel - anjo da justiça e guardião das portas do vento leste.

Ubaviel - anjo do signo de Capricórnio.
Umabel - anjo da física e da astronomia.
Uriel - ". Deus é a minha luz" grande arcanjo cujo nome significa
Usiel - um anjo que está diante do trono de Deus.
Uziel - querubins anjo cujo nome significa "força de Deus."

Varhmiel - anjo decisão da quarta hora do dia.
Vequaniel - anjo decisão da terceira hora do dia.
Verchiel - anjo governante do mês de Julho e do zodíaco sinal de Leo.
Vretiel - swift em sabedoria arcanjo responsável pela gravação de obras de Deus.

Xathanael - o sexto anjo criado por Deus.

Yabbashael - um anjo da terra cujo nome significa "o continente".
Yefefiah - arcanjo que é o príncipe da Torá.
Yehudiah - benevolant anjo da morte.
Yerachmiel - um arcanjo que governa a terra.
Yeshamiel - anjo que governa o signo de Libra.
Yofiel - anjo príncipe do comandante Torah 53 legiões de anjos.

Zaapiel - punisher anjo das almas ímpios.
Zaazenach - anjo decisão da sexta hora da noite.
Zabkiel - anjo que governa sobre os tronos.
Zachariel - anjo governador de Júpiter.
Zachriel - anjo que governa memórias.
Zadkeil - arcanjo que governa o céu e está na presença de Deus.
Zagzagel - anjo príncipe da Torá e da sabedoria.
Zakzakiel - anjo do sétimo céu que registra as boas ações.
Zaphiel - anjo governante dos querubins.
Zaphkiel - ". Conhecimento de Deus" arcanjo cujo nome significa
Zarall - anjo querubim que guarda a arca da aliança.
Zazriel - anjo cujo nome significa "força de Deus."
Zehanpuryu - anjo ranking elevado, cujo nome significa "aquele que liberta."
Zerachiel - anjo do mês de julho e do sol.
Zophiel - anjo cujo nome significa "o espião de Deus."
Zuriel - anjo governante do principado cujo nome significa "minha rocha é Deus."

Anjos Caídos

Abaddon – anjo caído da morte; cujo nome significa “destruir”.
Abezethibou – anjo caído de uma ala do Mar Vermelho.
Allocen – anjo caído que é um duque no inferno.
Amduscias – nome do anjo caído que aparece como um unicórnio.
Amon – anjo caído que é um marquise forte de mais de 40 legiões.
Amy – nome de um anjo caído que é um presidente no inferno.
Andras – marquês de anjos caídos que parece um corvo.
Andrealphus – anjo caído que pode transformar seres humanos em pássaros.
Andromalius – anjo caído que aparece como um homem que segura uma serpente.
Apollyon – anjo caído da morte; o mesmo que Abaddon.
Armaros – anjo caído que ensina a “resolução de encantamentos”.
Asmoday – anjo caído com três cabeças: um touro, um carneiro e um homem.
Asmodeus – um dos mais malignos dos anjos caídos.
Astaroth – anjo caído que é um grande duque no inferno.
Azael – malvado, anjo caído que convivia com as mulheres.
Azazel – anjo caído cujo nome significa “Deus fortalece”.
Azza – anjo caído cujo nome significa “o forte”.

Baal – anjo caído cujo nome significa “o senhor”.
Balam – anjo caído que parece Asmodeus, com uma cauda de serpente.
Balberith – anjo caído que é um grande pontífice no inferno.
Baraqijal – anjo caído que ensina a astrologia.
Barbatos – anjo caído, que é um grande conde e duque do inferno.
Bathin – cavalo pálido montado.
Beelzebub – anjo caído conhecido como o “príncipe dos demônios”.
Behemoth – anjo caído que é o “demônio do abismo”.
Beleth – anjo caído que é um rei terrível sobre 85 legiões.
Belial – anjo caído enganosamente, cujo nome significa “sem valor”.
Belphegor – anjo caído cujo nome significa “senhor da abertura”.
Berith – anjo caído desconhecido.
Bernael – anjo caído da escuridão e do mal.
Bifrons – anjo caído que parece monstruoso e ensina artes matemáticas.
Botis – anjo caído que aparece como uma víbora.
Buer – anjo caído que ensina filosofia, lógica e ética.
Bune – anjo caído que aparece como um dragão com três cabeças.

Caim – anjo caído que aparece como um sapinho ou homem com uma espada.

Dantanian – anjo caído que aparece como um homem com muitos rostos.
Decarabia – anjo caído que aparece como uma estrela em um pentagrama.

Eligor – anjo caído que aparece como um bom cavaleiro com lança.
Enepsigos – anjo caído que aparece na forma de mulher.

Flauros – anjo caído que aparece como um leopardo.
Focalor – anjo caído que aparece como um homem com asas de grifo.
Forcas – anjo caído que ensina lógica e ética.
Forneus – marquês de anjo caído que aparece como um monstro marinho.
Furcas – anjo caído que aparece como um homem cruel com barba longa.
Furfur – anjo caído que aparece como um cervo com uma cauda ardente.

Gaap – anjo caído que aparece como um homem com asas de morcego.
Gadreel – anjo caído cujo nome significa “Deus é meu ajudante”.
Gamygyn – anjo caído que aparece como um cavalo pequeno.
Glasyalabolas – anjo caído que aparece como um cão alado.
Gomory – anjo caído que aparece como uma mulher de beleza de camelo.
Gusion – anjo caído que pode discernir o passado, presente ou futuro.

Hagenti – anjo caído que aparece como um touro com asas de grifo.
Halpas – anjo caído que aparece como uma cegonha.

Imamiah – anjo caído que governa viagens.
Ipos – anjo caído que aparece como um anjo com a cabeça de um leão.

Kokabiel – anjo caído cujo nome significa “estrela de Deus”.
Kunopegos – anjo caído que aparece como um cavalo marinho e afunda navios.

Lahash – anjo caído que interfere com a vontade divina.
Lerajie – anjo caído que aparece como um arqueiro em verde.
Leviathon – anjo caído associado aos mares profundos.
Lillith – anjo caído feminino que busca crianças para sequestrar ou matar.
Lix Tetrax – anjo caído do vento.
Lúcifer – na verdade, um rei babilônico cujo nome significa “portador de luz”.

Malpas – anjo caído que aparece como um corvo.
Marbas – anjo caído que aparece como um leão.
Marchosias – anjo caído que aparece como uma loba com asas de grifo.
Mastema – anjo caído cujo nome significa “hostilidade”.
Mephistopheles – anjo caído; O nome significa “aquele que não ama a luz”.
Morax – anjo caído que aparece como um touro.

Naamah – anjo caído da prostituição cujo nome significa “agradável”.
Naberius – anjo caído que aparece como um galo cantando.

Obyzouth – anão caído feminino que mata os recém-nascidos e causa nascimentos silvestres.
Onoskelis – anjo caído feminino que vive em cavernas e pervertidos homens.
Orias – anjo caído que aparece como um leão com a cauda da serpente.
Ornias – anjo caído que é irritante e pode mudar de forma.
Orobas – anjo caído que aparece como um cavalo.
Ose – anjo caído que aparece como um leopardo e é um presidente no inferno.

Paimon – anjo caído que aparece como um homem coroado em um camelo.
Penemuel – anjo caído que corrompe a humanidade através da escrita.
Pharzuph – anjo caído de fornicação e luxúria.
Phoenix – anjo caído que aparece como um pássaro de fênix.
Procel – anjo caído que pode falar de coisas escondidas e secretas.
Purah – anjo caído de esquecimento e conjuração dos mortos.
Purson – anjo caído que aparece como um homem de cabeça de leão em um urso.

Qemuel – anjo caído que foi destruído por Deus.

Rahab – anjo de orgulho caído cujo nome significa “violência”.
Raum – anjo caído que aparece como um corvo.
Ronobe – anjo caído que é um monstro que ensina a retórica.
Ruax – anjo caído da dor de cabeça.

Sabnack – anjo caído que aparece como soldado com cabeça de leão.
Saleos – anjo caído que aparece como soldado em um crocodilo.
Samael – anjo caído e maligno cujo nome significa “o Deus cego”.
Satanás – anjo caído cristão cujo nome significa “adversário”.
Seere – anjo caído que aparece como um homem em um cavalo alado.
Semyaza – líder do anjo caído e um dos Filhos de Deus.
Shax – anjo caído que aparece como uma cegonha; ladrão de dinheiro.
Solas – anjo caído que aparece como um corvo e ensina astronomia.
Sorath – anjo caído para alguns cujo número é 666.
Sytry – anjo caído; aparece como um homem com asas de grifo e cabeça de leopardo.

Uzza – anjo caído cujo nome significa “força”.

Valac – anjo caído que aparece como um menino pequeno com asas em um dragão.
Valefor – anjo caído que aparece como um leão de muitas cabeças.
Vapula – anjo caído que é especialista em artesanato, ciência e filosofia.
Vassago – anjo caído que descobre todas as coisas perdidas ou escondidas.
Vepar – anjo caído que aparece como uma sereia.
Vine – anjo caído e aparece como um leão sentado em um cavalo preto.
Vual – anjo caído que aparece como um enorme camelo.

Wormwood – anjo caído que traz pragas sobre a Terra.

Xaphan – anjo caído que dispara os incêndios do inferno.

Zagan – anjo caído que pode transformar as coisas; parece um touro com asas.
Zepar – anjo caído que faz as mulheres amar os homens.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Conselhos para os Guardiões de Rastro de Cthulhu e Chamado de Cthulhu



(Retirado de um artigo de Jean Balczesak, do Casus Belli – revista francesa da década de 1980, em tradução livre)

[Nota pessoal: neste texto o termo "aventura", comumente atribuido às histórias narradas na maioria dos RPG's não é utilizado: no seu lugar, o termo "cenário" se encaixa melhor. Aqui eu concordo com o argumento de Luciano Giehl do blog Mundo Tentacular. Uma história lovecraftiana não envolve heroismo, mas um crescente desespero que leva os investigadores a enfrentar criaturas além da compreensão e, mesmo no fim; o desgaste físico e, principalmente mental dos investigadores, não existe glória aqui.]

Este é um guia em ordem alfabética tem como objetivo centrar os Guardiões novatos (e alguns que mesmo não parecendo também o são) na ortodoxia do jogo. Note que ele não quer representar nenhum tipo de restrição nem de regulamentação férrea, mas sim que se trata de reflexões em texto escrito para aqueles que desejem utilizar o que melhor convenha a fim de dar mais profundidade às suas sessões e que ajude a uma melhor satisfação lúdica.

AMBIENTE

Todos estão de acordo com ele: o Chamado de Cthulhu é sobre todo um jogo de ambiente. A riqueza e as sutilezas que encerra não podem ser reveladas a menos que ao redor da mesa de jogo reine uma certa “tensão”. Nas melhores sessões, esta tensão pode adotar a forma de uma angústia latente que desemboca às vezes em autentico pavor, profundo e irracional. Alguns especialistas supõem que Lovecraft acreditava verdadeiramente nas historias que escrevia. No jogo, o Guardião deve persuadir seus jogadores que eles não estão apenas “jogando”.
O quadro em que se desenrola o jogo é um fator essencial. Os cenários que são jogados em salas barulhentas, com a calefação no topo e muito iluminada tem tudo para serem decepcionantes ou, no pior dos casos, enfadonhas! O Chamado de Cthulhu aprecia as sombras, o pó e o silêncio. Portanto, por que não deixar-se levar de vez em quando pela fantasia? Experimente jogar a luz de velas, em um sótão que cheire a mofo, cheio de tudo o que possa lembrar os aspectos mais tranquilizadores da civilização (TV, aparelho de som, etc). Perceberá que até mesmo os Guardiões podem ter medo, isso sem contar com o fato de que as velas tendem a provocar sombras sinistras que estão em perfeita concordância com a atmosfera de mistério macabro que deveria reinar durante o jogo.

BIBLIOGRAFIA

Para jogar e narra bem o Chamado de Cthulhu, é indispensável conhecer seus clássicos:


A Casa Temida
A Coisa na Soleira da Porta
A Cor Vinda do Espaço
A Música de Erich Zann
A Sombra Fora do Tempo
A Sombra sobre Innsmouth
Do Além
O Assombro das Trevas
O caso de Charles Dexter Ward
O Chamado de Cthulhu
O Horror de Dunwich
O Modelo de Pickman
Os Ratos nas Paredes
Os Sonhos na Casa Assombrada
Um Sussurro nas Trevas

(O site Lovecraft possui um vasto material sobre a obra de Lovecraft, além de ter publicado alguns livros sobre o autor)

COMUNICAÇÕES

Mais do que qualquer outro jogo de RPG, O Chamado de Cthulhu está direcionado para a comunicação. Graças a três habilidades bem desenhadas (Barganha, Lábia e Persuadir) que permite aos jogadores uma multiplicidade de interações com o universo do jogo. Mas o que faz falta é utilizar corretamente estas habilidades.
Contrariamente ao que acreditam os mais novatos, se comunicar no Chamado de Cthulhu não é uma questão de testes de dados. Um jogador não deveria dizer a uma aberração algo como “eu rolo Persuadir” ou “faço um teste de Lábia”. Ele deve primeiro falar com o Guardião como se este fosse o interlocutor de seu personagem, e em função de suas declarações e dos argumentos empregados, se lhe é permitido – ou não – fazer um teste da habilidade que o Guardião acredite que seja mais apropriada para a situação, podendo este bonificar ou penalizar tal teste (por exemplo, com +20 ou -20), ou mesmo considerar que a tentativa conseguiu um sucesso automaticamente. O jogo de RPG é assim!

COMBATES

É desolador constatar quantos investigadores passeiam por Boston carregando um canhão de 75mm no reboque de seu Ford Modelo T. Como resultado, os jogadores se dão conta de que os combates no Chamado de Cthulhu são um pouco desequilibrados, e com a pouca cumplicidade do Guardião ao tentar atenuar como pode semelhante “injustiça”.
Este tipo de atuação não pode ser aceito em nenhum caso. Além de ser absolutamente irreais (como a policia reagiria se avistasse alguém passeando por aí com armas de guerra de grosso calibre?) são também contrarias ao espírito do jogo, o encanto do qual radica em caráter “desesperado” de seus cenários.
A sobrevivência em Chamado de Cthulhu é todo um problema, e deve continuar sendo. Em contrapartida, e como bem dizem as regras, o Guardião não deve nunca se comportar como um inimigo dos investigadores, que já estarão bem servidos com seus problemas sem que o Guardião jogue mais lenha na fogueira.
Por sua parte, os jogadores devem saber que as armas podem ser úteis, mas não podem resolver tudo. Um pouco de reflexão vale as vezes mais do que um bombardeio de artilharia.

DISSIMULAÇÃO

Um grande defeito compartilhado por muitos Guardiões é permitir que os jogadores façam todos os testes de dados. Grande erro, visto que por razões de realismo evidentes o Guardião deve considerar que alguns testes forma parte de seu “mundinho reservado”. Assim, por exemplo, os testes de Localizar não podem ser feitos pelos jogadores visto que, se não encontraram nada em um registro, não tem porquê saber se realmente não havia nada o que encontrar ou se simplesmente falharam no teste.
Isto pode ser válido para a maioria dos testes de habilidades (um teste de Mecânica não pode arrumar algo que não tenha concerto) mas tampouco é aconselhável abusar. Se o Guardião realizar todos os testes de dados os jogadores podem ter a impressão de que não são mais do que espectadores. Tudo é questão de equilíbrio.

HUMOR

Já se deram conta de que, nos cinemas, quando está passando um filme de terror, parte dos espectadores tem uma irritante tendência a rir estupidamente nos momentos mais tensos da trama? Esta atitude esconde uma fraqueza muito grande: o medo de ter medo. Mesmo os jogadores de Chamado de Cthulhu podem as vezes ser vitimas dele, e não é raro ver sessões que se transformam em brincadeiras quando os investigadores estão caindo nela. Porém, existem alguns recursos simples para que o Guardião mantenha um espírito de jogo correto ao redor da mesa.
Paradoxalmente, a maneira de assustar por completo os jogadores ao longo de uma sessão de jogo é permitir que eles riam um pouco no inicio. Todos os cenários cthulhianos são construídas segundo o principio do “crescendo”: começa com pouca coisa e termina com um final apoteótico. Durante a primeira fase do cenário, geralmente consagrada às investigações documentais, não é difícil fazer piadas. Um NPC excêntrico ou uma situação atrapalhada permitirá que todos relaxem um pouco mas, atenção! Quando o horror começar a se instalar, menos brincadeiras! Neste momento o Guardião deve saber utilizar uma certa “crueldade”, não deixando nem por um instante que os personagens respirem.

SANIDADE

Elemento extremamente inovador das regras, a Sanidade não deve ser esquecida em nenhum momento, visto que constitui um auxiliar precioso para o Guardião. Com efeito, a medida em que este diminui, os jogadores notam que pouco a pouco e insensivelmente vão perdendo o controle de seus personagens, algo as vezes mais difícil de aceitar do que uma morte honrosa.
Não é necessário também abusar dos testes de Sanidade. Se um personagem vê um gato preto, ele não tem motivos para se desequilibrar psicologicamente. Alguns cenários oficiais as vezes são demasiadamente duros, impondo testes pouco justificáveis, pelos quais se deve ignorar categoricamente. Afinal, é você o Guardião, ou não?
Na medida do possível, espera-se que os jogadores tentem interpretar os transtornos psicológicos de que seus personagens são vítimas. Nem sempre é fácil, mas uma linda paranoia ou uma agorafobia exacerbada pode revelar mais do que um temperamento artístico insuspeito. Porque se privar dele?

MAGIA

Para que serve a magia no Chamado de Cthulhu? Para invocar (entre outras coisas) criaturas espantosas que se comprazerão devorando aqueles que os tenha invocado. E irão!
De fato, não dá pra esquecer que a magia é uma arma reservada para os essencialmente “maus”. O universo de Lovecraft não tem nada a ver com o de Tolkien, e o Chamado de Cthulhu não é sinônimo de D&D. Se seus jogadores querem aprender feitiços que estão em um grimório, permita. De qualquer forma não terão muitas ocasiões para usá-los. Por outro lado, o Guardião poderá desestimulá-los sobre este assunto.
Do contrario, se quiserem, nada os impedirá de desenhar seus próprios feitiços de defesa, mas neste caso procure não desequilibrar o jogo transformando os investigadores em cópias sofríveis de magos de 15º nível de memórias sinistras...

MEDO

O medo é uma sensação gerada essencialmente pelo desconhecido. Assim como é possível ter medo de muitas coisas (por exemplo, um arruaceiro bem armado), o verdadeiro pânico, essa sensação abissal da qual Lovecraft era um grande especialista, nasce sempre da ignorância. Como muitas outras, esta sensível regra psicológica se aplica perfeitamente ao RPG. Esta é a razão pela qual no Chamado de Cthulhu é sempre indispensável potenciar as duvidas e perguntas que os jogadores fazem. Durante as partidas deve-se fazer com que eles sintam que não são mais do que peões em um grande tabuleiro cósmico, mantendo cuidadosamente o “suspense”. Inclusive, quando o cenário estiver terminado não há motivos para revelar a última palavra da historia, com a qual sempre poderão imaginar o pior.

NARRAÇÃO

Algumas técnicas quase cinematográficas podem acentuar o clímax angustiante de um cenário se empregada convenientemente.
O Exorcista foi um filme que provocou uma verdadeira revolução no campo do terror na década de 1970. Sua eficácia radicava em parte por sua trilha sonora, a qual alternavam-se ruídos quase inaudíveis com sons amplificados. Isso criava rapidamente uma excitação ao limite do suportável, o qual desconcertava plenamente os espectadores. Esta técnica pode ser empregada perfeitamente no Chamado de Cthulhu, e para isto basta apenas que o Guardião adote o costume de “modular” suas frases. Quando o cenário chega a uma fase em que o mistério se espessa, convém falar lenta e suavemente, como se o fato de explicar a situação constituísse uma ameaça. Por outro lado, quando esta última se revela (descobrimento macabro, aparição, etc.) deve-se falar com um tom mais forte e espasmódico. É claro que faltará aos jogadores um pouco de pratica para notarem o truque de imediato mas, bem aplicada, é uma tática que consegue uns resultados no mínimo surpreendentes.
As descrições também tem uma importância primordial no Chamado de Cthulhu. Devem ser ricas, coloridas... e um pouco pedantes. Os psicanalistas sabem que as palavras por si só possuem um poder nada desdenhável. Algumas podem aterrorizar e outras suscitam prazer. Algumas outras agem profundamente sobre o subconsciente. Lovecraft recorreu em muitas ocasiões ao poder das palavras, e por isso utilizava giros idiomáticos destiladores e um vocabulário deliberadamente arcaico que tinha como objetivo provocar a inquietude do leitor. As traduções de suas obras conservaram em grande parte esta ideia preconcebida que proporciona encanto a seu estilo, colocando novamente em voga palavras como “miasma”, “mefítico”, etc.
Saiba ser impreciso também quando tratar de descrever o inimaginável. Evidentemente, um Profundo pode ser descrito como “um peixe gordo com braços e pernas”, mas ganhará uma potência evocadora de a descrever como “uma criatura viscosa e escamosa, de olhos opacos, cuja a boca goteja baba”. Existe uma profundidade diferente entre uma descrição “clinica” e uma “psicológica”. Não esqueça que deve impressionar os jogadores, não apenas diverti-los.

PERSONAGENS

A vantagem do universo lovecraftiano é que ele está muito próximo ao nosso, e é muito mais fácil se identificar com um médico ou detetive do que em um gnomo ranger ou um mago elfo. Então, porque não dar um pouco mais de profundidade aos investigadores?
Antes de iniciar a partida, peça aos jogadores que reflitam sobre a situação familiar e profissional de seus personagens. Quais são seus defeitos? Como se vestem? Quais são suas posições políticas? Estes detalhes podem adicionar cores ao cenário e, mesmo a existência dos investigadores sendo efêmera, isso não é uma desculpa para desprenderem tão pouco esforço.

VARIANTES

As regras foram concebidas para simular de forma eficaz a maioria das situações que um jogo de RPG moderno possa apresentar. Inclusive são muito bem adaptadas ao universo lovecraftiano, tudo o que se refere aos detalhes materiais podem ser modificados por completo sem que afete o interesse do jogo.
Entre as mais estendidas, está a variante “O Chamado da Aventura” que consiste em deixar de lado os Mitos de Cthulhu para se concentrar em ações puras ao estilo Indiana Jones ou Doc Savage. Mas também pode-se imaginar uma campanha que transcorra em meio aos gângsteres de Chicago ou no ambiente de terrorismo internacional.
A Chaosium compreende tais possibilidades de jogo e propôs as Dreamlands (cenários no mundo onírico), Cthulhu by Gaslight(Cthulhu à luz de gás, na Inglaterra vitoriana de Sherlock Holmes), Cthulhu Now! (cenários na época atual), dentre outros. Estes são apenas exemplos, e ainda existem muitos campos a explorar, como a ficção científica (no estilo “Alieno 8º passageiro” ou “Hora do Pesadelo”) ou as guerras mundiais, que podem dar lugar a cenários mais do que espantosas.

Z... CONCLUSÃO

O mais importante para dominar uma partida de Chamado de Cthulhu é possuir o “fogo sagrado”: uma força de convicção suficientemente grande como que para anular as defesas psicológicas de todos os demais participantes. Levando a situação ao limite, um bom Guardião deve ter tanto medo como seus jogadores quando narra um cenário. Quando as primeiras faíscas aparecem, já não haverá quem se entedie, somente se pode tremer e começar a fazer perguntas angustiantes.

... E se tudo isso for verdade?

MAIS INFORMAÇÕES?

• Na Retropunk é possível adquirir o Rastro de Cthulhu, bem como cenários prontos;
• Na Editora New Order é possível adquirir as Regras Rápidas para O Chamado de Cthulhu 7ª edição, e em breve o módulo básico e cenários prontos.
• E no blog Mundo Tentacular é possível acompanhar matérias, dicas e curiosidades sobre os Mitos de Cthulhu.

Fichas Preenchíveis com cálculo automático para O Chamado de Cthulhu 7ª Edição



Com o anúncio e o financiamento histórico do Chamado de Cthulhu 7ª edição em português, senti a necessidade de personalizar a ficha de personagem para apresentar o cenário para novos jogadores.
Esta nova edição tras algumas modificações nas regras, e isto pode ser um pouco complicado para jogadores iniciantes. Por este motivo, as fichas abaixo possuem cálculo automático para facilitar e ajudar a criação de seu investigador.



Para mais informações sobre o jogo, acessem:



quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Ficha personalizada para Chamado de Cthulhu



Muitos foram os que desceram pelo abismo do inconsciente sem conseguir voltar. Os manicômios são sua moradias, pois deles são o reino da insensatez. Outros - muitos poucos, apenas os escolhidos - seriam capazes de contar o que há por trás da loucura...
H.P. Lovecraft




Olá pessoal.
Para iniciar bem 2017, preparei uma ficha personalizada para O Chamado de Cthulhu. Espero que apreciem. Em breve irei postar mais auxílios para este clássico RPG.

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