Um dos costumes mais antigos e respeitados da Família, cuja importância muitos neófitos contemporâneos subestimam drasticamente, é o do Elísio.
Resumidamente, um Príncipe declara locais específicos da cidade onde os Membros podem interagir sem medo de violência ou represálias. Muitos negócios oficiais da Família são fechados nos Elísios, tornando tais locais uteis para resolver alguns problemas, entrar em contato com líderes ou anciões.
Geralmente nos Elísios são oferecidos "petiscos", principalmente durante as reuniões importantes ou outras ocasiões formais, mas isso não é uma regra. Considera-se falta de educação se apresentar nestes locais faminto, pois isso não somente leva à comportamentos irritadiços como a possíveis transgressões da regra de não-violência. Muitos Príncipes inclusive proíbem a caça em um raio de vários quarteirões. Vale ressaltar que qualquer tipo de confronto físico ou místico é estritamente proibido no interior do Elísio, mas o conflito social elevou-se à categoria de arte tanto quanto a guerra declarada. A transgressão desta regra é punida com banimento ou execução imediata. Apesar da sensação de proteção que tal regra produz, é preciso muito cuidado com o que se diz em tais espaços, pois muitos conflitos Familiares que acabaram irrompendo em violência, começaram com uma palavra mal empregada nos Elísios.
Os membros da Família que levam convidados a tais encontros são responsáveis pelo comportamento de seus acompanhantes e podem ser severamente castigados por violações cometidas pelos mesmos, sejam eles escravos de sangue, criados mortais, novos infantes, vampiros de fora da cidade ou até mesmo membros locais da Família que não foram especificamente convidados.
Em Nova Orleans não poderia ser diferente. O Príncipe Augusto Vidal elevou à categoria de Elísio os seguintes locais:
- Bar Jean Latiffe’s Old Absinthe
- Bar Maspero’s Exchange
- Biblioteca
- Café Napoleon House
- Casa de Espetaculos Preservation Hall
- Casa tombada Old Spanish Custom House
- Centro Comercial World Trade Center
- Centro de Arte Contemporânea
- Centro de Artes Criativas
- Centro de Convenções e Eventos Gallier Hall
- Centro Médico de Nova Orleans
- Estádio Louisiana Superdome
- Hospital Geral de Nova Orleans
- Hospital Universitário Tulane
- Hotel Cornstalk
- Hotel Monteleone
- Hotel Omni Royal
- Hotel Storyville
- Hotel Villa Convento
- Mansão LeMonnier
- Mercado Frances
- Museu 1850 House
- Museu Cabildo
- Museu da Guerra Civil
- Museu de Arte Sulista Ogden
- Museu de Artes de Nova Orleans
- Museu de Coleção Histórica de Nova Orleans
- Museu Pitot House
- Prefeitura
- Presbitério
- Restaurante Antoine’s
- Restaurante Galantoire’s
- Todos os locais de veneração católico/cristão